Há fases em que o início do ano letivo traz consigo muita ansiedade.
É necessário ajustar expectativas, compreender as mudanças e gerir novas responsabilidades que surgem neste período!
Como será o novo ano letivo? Como serão as novas rotinas e espaços? Será que escolhi o curso que mais se adequa a mim? Como vai correr? Para quem tem filhos ou o seu projeto profissional está relacionado com o mundo escolar e académico, tudo parece que vai obter uma nova configuração.
E vai, porque nós já não somos os mesmos!
Partilhar as nossas preocupações é importante, assim como retomar as técnicas de relaxamento, respiração profunda e atividade física (treinos, caminhadas,…).
Reconhecer os sentimentos e aceitar que a ansiedade faz parte do processo de mudança de rotinas é fundamental. Planear e utilizar a ansiedade para preparar melhor o ano, motivando-se a tomar medidas preventivas e focando-se no quanto há para construir, criando metas pequenas e alcançáveis.
É importante implementar estratégias que lhe permita enfrentar o novo período escolar com mais confiança e tranquilidade.
Se a ansiedade for demasiado intensa e interferir significativamente na sua vida, considere procurar a ajuda de um profissional, como um psicólogo, terapeuta ou até serviços de orientação vocacional, para apoiar nestas mudanças, sejam elas pessoais ou profissionais.
Kommentare